top of page

Exposição “A Árvore: biomas brasileiros”

Captura de tela 2025-05-02 152242.png

Relevância

”A Árvore: Biomas Brasileiros” é uma exposição que tem capacidade de unir arte, educação e direitos humanos, utilizando a obra do artista Otávio Roth e a colaboração de mais de 220.000 crianças de 70 nacionalidades para criar uma experiência cultural e artística impactante, que transmite mensagem de esperança e colaboração. A arte, neste projeto, torna-se uma poderosa ferramenta para sensibilizar o público em geral e as futuras gerações sobre temas fundamentais como a diversidade, a cidadania e a preservação ambiental.

Contexto

o projeto “A Árvore”, concebido por Roth em 1990 na Escola Internacional das Nações Unidas, reflete sua visão de uma arte colaborativa e transformadora, tendo envolvido milhares de crianças em um esforço artístico global, ao longo de 35 anos. A revitalização deste projeto em sua fase brasileira, com o título “A Árvore: Biomas Brasileiros”, reforça a relevância da mensagem do artista no contexto contemporâneo, reforçando a ideia de que tudo no mundo está interligado, e que o respeito mútuo entre os seres humanos e a natureza é fundamental para o equilíbrio da vida, especialmente importante em um momento de crescente polarização social e política em que vivemos.

Objetivo

Realizar a exposição “A Árvore: Biomas Brasileiros”, baseada na obra do artista visual Otávio Roth e na construção colaborativa da instalação de arte itinerante “A Árvore”, com o objetivo de sensibilizar o público sobre os direitos humanos e a preservação dos biomas brasileiros por meio da arte-educação, promovendo a interação com uma instalação de arte.

Escopo

Será exposta a obra “A Árvore” (Otávio Roth, 1990) de maneira acessível e gratuita, possibilitando ao público interagir com uma obra de grande escala (a depender do espaço e até 1.000 m2) representativa da diversidade brasileira. Exibir 30 obras da série “A Declaração Universal dos Direitos Humanos” (Otávio Roth, 1984), promovendo de maneira lúdica e didática o conteúdo da Carta da ONU e reforçando a conexão entre arte e direitos humanos. A mostra contará com serviço educativo e projeção de vídeo curta-metragem documental.

Status

Projeto aprovado junto à Lei Federal de Incentivo à Cultura, em fase de captação.

Parceiros

parceria Acervo Otávio Roth e FADC- Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança

  • EMAIL
  • Facebook
  • Instagram

Copyright © 2025 - Intercultura

bottom of page