Exposição “Primeiras Infâncias Brasileiras”

Relevância
Período em que o ser humano se desenvolve mais, e mais rápido. Em nenhuma outra fase da vida este desenvolvimento será tão potente; é quando se forma a base do desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional. Há uma precariedade absoluta das crianças desta faixa etária no Brasil, com graves consequências para o pleno desenvolvimento individual e do desenvolvimento social e econômico do país. É preciso sensibilizar a opinião pública para que se tenham políticas de proteção e desenvolvimento da primeira infância no Brasil.
Contexto
Dentre os indicadores socioeconômicos, 55,4% das crianças (10 milhões) na primeira infância estão entre famílias de baixa renda; 5,4 milhões de crianças de 0 a 4 anos estão em situação de insegurança alimentar; 73,8% das famílias de baixa renda são de mãe solo; violência e violações de crianças, inclusive doméstica são intensas e desigualdades regionais da primeira infância no Brasil também são gritantes.
Objetivo
Sensibilizar as pessoas sobre a importância fundamental da primeira infância para o desenvolvimento da sociedade; fomentar o conhecimento das realidades e direitos da primeira infância; valorizar a diversidade das expressões culturais brasileiras relacionadas ao universo infantil.
Escopo
Exposição será realizada por 3 meses em uma instituição cultural de São Paulo, e vai tratar do tema a partir dos aspectos sociais, culturais, cognitivos e afetivos, chamando atenção para a importância, o desenvolvimento nos primeiros anos e para as múltiplas infâncias existentes no país, a serem reconhecidas e respeitadas.
Status
Projeto aprovado junto à Lei Federal de Incentivo à Cultura, em fase de captação.
Parceiros
Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
